terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Pontal do Estaleiro

Fotos do Pontal do Estaleiro








Neste fim de ano a Câmara Municipal de Vereadores de POA, passa por votações de grande relevância para cidade.Dentre essas votações, foi aprovado o Projeto Pontal do Estaleiro.
No processo de discussão desse projeto houve verdadeira guerra entre os grandes especuladores imobiliários e a população de Porto Alegre. O PONTAL DO ESTALEIRO, é uma afronta ao projeto de cidade que entende a ORLA como pública e área de proteção ambiental. Os ambientalistas entendem que prédios com 12 andares naquela área, não trazem melhorias para a cidade. Esses empreendimentos vão arrasando árvores, despejando pássaros de seu habitat, delimitando os espaços comuns da população, sobrecarregando as vias de trânsito,enfim causando um grande impacto ambiental .

A Orla da cidade é uma área de interesse cultural e portanto deve ser revitalizada pelo município, sendo ele o responsável pela sua preservação e garantindo o acesso racional daquele espaço. A aprovação desse projeto abre margen para que em breve, novos especuladores imobiliários voltem a apresentar "novas idéias" dessa mesma ordem para a orla.

Os Vereadores de POA que defendem o projeto que prevê a construção de 5 prédios com 12 andares , um Hotel, lojas, escritórios, marina, pier e um estacionamento para quase 2mil carros, entendem que esse empreendimento traz melhorias para um local que está sujo, e abandonado. No entanto, esquecem que a fiscalização é obrigação do poder público. Portanto, do atual governo que esses mesmos veradores pertencem!!
O atual Prefeito vetou o projeto e sugeriu o referendo popular que deverá colher a posição da população, agora é preciso nova mobilização para manter o veto e uma ampla campanha de informação, concientização da população para evitarmos a pior alternativa para a orla do guaíba.
Segue a posição dos vereadores:


Vereadores FAVORÁVEIS:

Alceu Brasinha (PTB)
Almerindo Filho (PTB)
Bernardino Vendruscolo (PMDB)
Dr. Goulart (PTB)
Elias Vidal (PPS)
Ervino Besson (PDT)
Haroldo de Souza (PMDB)
João Carlos Nedel (PP)
João Antônio Dib (PP)
João Bosco Vaz (PDT)
José Ismael Heinen (DEM)
Luiz Braz (PSDB)
Maria Luiza (PTB)
Maristela Meneghetti (DEM)
Maurício Dziedricki (PTB)
Mauro Zacher (PDT)
NereuAvila (PDT)
Nilo Santos (PTB)
Sebastião Melo (PMDB)
Valdir Caetano (PR)



Vereadores CONTRÁRIOS:

Adeli Sell (PT)
Aldacir Oliboni (PT)
Beto Moesch (PP)
Carlos Todeschini (PT)
Cláudio Sebenelo (PSDB)
Dr. Raul (PMDB)
Guilherme Barbosa (PT)
José Valdir (PT)
Marcelo Danéris (PT)
Margarete Moraes (PT)
Maria Celeste (PT)
Mauro Pinheiro (PT)
Neuza Canabarro (PDT)
Professor Garcia (PMDB)

Abstenções:

Elói Guimarães (PTB)
Maristela Maffei (PCdoB)
Texto de Caroline Bastos

Nenhum comentário: